O LEGISLATIVO DE PORTO ALEGRE COMPLETA 247 ANOS; Artigo Correio do Povo

 

 

Artigo, hoje no CORREIO DO POVO sobre o aniversário de nosso Legislativo Municipal:

“A Câmara Municipal de Porto Alegre pertence à cidade. Assim já diz o seu nome. Esta instituição não é dos vereadores e vereadoras, como alguns podem erroneamente supor, mas da população.

Os parlamentares que lá estão são a representação dos moradores da cidade em escolha feita pela forma mais democrática de todas: o voto popular. Nossa Câmara Municipal é plural, sendo atualmente composta por representações de 15 agremiações politicas. Todas as escolhas lá feitas também são definidas de modo democrático: o voto da maioria.

Aqueles que têm opiniões divergentes devem entender e aceitar isso. Se a democracia exercida no Legislativo da capital afeta alguém de modo a contrariá-lo, é possível que o problema não esteja na escolha feita pela maioria, mas naquele que se sentiu afetado. Atualmente, os trabalhos de nosso Legislativo estão restritos por imposições decorrentes da pandemia do coronavírus. Costumeiramente, em tempos de normalidade e sempre em busca de maior aproximação com a população, o Legislativo da Capital oferece espaços de participação e diversas atividades culturais com entrada gratuita.

Na Tribuna Popular, entidades podem fazer reivindicações e sugestões aos vereadores.

A comunidade ainda pode expor suas demandas e solicitações nas comissões permanentes e especiais e nas frentes parlamentares. Frequentemente, também são promovidas audiências públicas sobre projetos e temas importantes para a cidade. Desde 1997, as sessões ordinárias passaram a ser transmitidas pela TV Câmara, por meio do canal 16 da NET, iniciativa pioneira entre os parlamentos do Estado.

Desde 2012, as atividades do Legislativo vêm sendo também divulgadas pelo canal digital aberto 61.4, atendendo a umpúblico estimado de três milhões de pessoas de mais de 50 municípios. A partir de agosto, para facilitar ainda mais este contato, o canal digital aberto migrou para o 11.3. Além dessas formas de interação com os porto-alegrenses, pela página eletrônica www.camarapoa.rs.gov.br, podem ser acessadas as notícias escritas, de rádio e de TV, fotos e demais informações sobre a instituição.

E a Câmara tem Twitter, página no Facebook e canal no Youtube. Por tudo isto, somos um poder independente e atento aos nossos deveres. E, a propósito, neste domingo, 6 de setembro de 2020, a Câmara Municipal de Porto Alegre completou seus 247 anos como uma instituição sólida e responsável. Aceitem e respeitem isso.

Reginaldo Pujol

Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre”

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: