Porto Alegre, Câmara de Vereadores, Política, Cidade, Democratas, DEM, Projetos, Prefeitura

SECRETARIA ESPECIAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

Em Brasília, capital federal, comecei a cumprir algumas agendas relativas ao nosso Estado e nossa Capital. Em minha chegada. a primeira delas foi com o “capilé” Giacomo Romeis Hensel Trento, secretário especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República.

A Secretaria Especial de Relações Governamentais é parte integrante da estrutura organizacional da Casa Civil da Presidência da República.

O secretário especial de Relações Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, o administrador Giacomo Trento, especializou-se em soluções tecnológicas e modernização para a gestão pública e já atuou como chefe de gabinete parlamentar, secretário parlamentar e coordenador de bancada.

A nova Secretaria Especial de Relações Governamentais tem por atribuição atuar na interlocução junto a ministérios, demais órgãos e entidades da administração pública federal e à sociedade civil e assessorar na interlocução e articulação do relacionamento do governo com entidades e instituições da sociedade civil.

Juntamente com ela foram criadas outras secretarias especiais para o Senado Federal e para a Câmara dos Deputados, com atribuições para articulação e relacionamento entre o Poder Executivo e as casas legislativas, bem como para acompanhar a execução de emendas parlamentares.

Essa estruturação é necessária para a participação social e a gestão de políticas públicas e faz parte de um amadurecimento no gerenciamento político de nossa democracia. A participação da sociedade na definição de políticas tem base nos princípios da OCDE e já era indicada em 2018 pela Casa Civil em seu Guia da Política de Governança Pública como elemento-chave pata impulsionar a governança pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: